sábado, 27 de abril de 2013

A Trindade.



Embora a palavra “Trindade” não apareça na Bíblia, trata-se de uma doutrina que apresenta uma divindade composta de três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. São três seres distintos, mas com os mesmo atributos (onipresença, onisciência, onipotência).

Há perfeita harmonia entre as três pessoas divinas, podemos ver isso nos seguintes textos “E sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo”. Mateus 3:16-17. “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Mateus 28:19. “A graça do SENHOR Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém”. II Coríntios 13:13. “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça, e paz vos sejam multiplicada”. I Pedro 1:2.

“E eu rogarei ao Pai, e Ele vós dará outro consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e está em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, donde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem me não ama não guarda as minhas palavras; ora a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. João 14:16-26. 

A Trindade é existente desde a eternidade: Deus Pai “E como um manto os enrolarás, e como um vestido se mudarão, mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão”. Hebreus 1:12. Deus Filho “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Isaias 8:6. Deus Espírito Santo “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus Vivo?”. Hebreus 9:14.

Os três participaram na criação: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Genesis 1:2.  “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do ministério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou”. Efésios 3:9.  “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E tu, SENHOR, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos’. Hebreus 1:8-10.

No relato da criação, a palavra “Elohim” é empregada, na maior parte das vezes, com referência a Deus. Este termo indica pluralidade dentro da Divindade “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra”. Gênesis 1:26. “Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente”. Gênesis 3:22. “E disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro”. Gênesis 11:6-7.

Os três unidos estão no plano da salvação: Deus pai “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu filho”. I João 5:11. Deus Filho “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”. João 10:28. Deus Espírito Santo “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito ceifará a vida eterna”. Gálatas 6:8.

Deus se revela através da natureza (Romanos 1:20), da história (Daniel 2), da consciência (Isaías 30:21), da Bíblia (João 17:17) e através de Jesus (João 10:30).

Existem evidências da atuação divina por toda parte. A revelação tem duas características: Ela é progressiva e limitada. Progressiva por Deus acrescentar informações a seu respeito ao homem ao longo da história. Limitada, pois a revelação não esgota todos os questionamentos que temos a respeito de Deus, mas as informações são suficientes para mostrar a salvação ao homem.

Em resumo, Deus é verdadeiramente adorado quando andamos com Ele todos os dias e O colocamos em primeiro lugar em nossa vida.


Fonte: Guia de Estudo Bíblia Fácil - http://biblia.com.br/blog/destaques/bibliafacil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário