domingo, 11 de agosto de 2013

Morte e Ressurreição.


O salário do pecado é a morte. Mas Deus, o único que é imortal, concederá vida eterna a Seus remidos. Até aquele dia, a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas.

Se existe algo que não nos acostumamos, é a morte. Curioso é que, em meio ás incertezas da vida, a certeza da morte é o que mais nos intriga. Provavelmente, você já se perguntou: “Para onde vou quando morrer?” ou “Existe vida após a morte?”

As teorias são muitas, mas as respostas, insuficientes e incertas. Ninguém se conforma com a morte. Isso sugere que não fomos criados para morrer. Em meio a todos esses pensamentos, a boa notícia é que se você tem perguntas sobre a morte, a Bíblia tem as respostas. Se você tem medo da morte e sofre com a saudade de alguém que partiu, o estudo que segue é esclarecedor. Só para antecipar: o final será feliz!

Que elementos compõem a vida humana? “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” Gênesis 2:7.

Para entendermos a morte, precisamos conhecer como surgiu a vida. A Bíblia ensina que a vida é composta de dois elementos: terra e fôlego de vida. O resultado da soma desses elementos é a alma vivente.

O que é uma alma vivente? “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá” Ezequiel 18:4.

O texto acima diz que “a alma que pecar morrerá”. Logo, alma = pessoa. Um estudo atento indica que, quando a Bíblia fala de alma, está se referindo a uma pessoa ou a vida dessa pessoa. Outro exemplo: “Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o SENHOR teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão” Deuteronômio 10:22, aqui Moisés fala da família de Jacó, afirma que setenta almas desceram ao Egito. O mesmo Moisés afirma, em “E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, foram setenta” Gênesis 46:27, que setenta eram as pessoas que desceram ao Egito. Não existe, portanto, uma entidade “transparente” ou “consciente”, conforme alguns livros e filmes atualmente sugerem.

O que acontece com a pessoa no momento da morte? “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste formado; porquanto és pó, e em pó te tornarás” Gênesis 3:19.

Na morte, o corpo retorna a terra e se decompõe. Já o fôlego de vida retorna a Deus “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” Eclesiastes 12:7. a lucidez se desfaz, juntamente com as lembranças e sentimentos “Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?” Salmos 6:5. Jesus comparou a morte a um sono “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram pois os seus discípulos: SENHOR, se dorme, está salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto” João 11:11-14.

Existem pessoas que dizem conversar com os mortos. Isso é possível? “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” Eclesiastes 9:5-6.

Segundo esse texto, é impossível falar ou ver alguém que já morreu. A Bíblia é muito clara sobre esse assunto. Ela nos adverte que seres espirituais (anjos caídos) são capazes de personificar alguém “Porque tais falsos apóstolos fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” II Coríntios 11:13, imitar a voz de um falecido ou até mesmo possuir uma pessoa e psicografar mensagens. Portanto, precisamos ser guiados pela Palavra de Deus e não por supostas aparições de “entes queridos falecidos”.

Que advertência a Bíblia nos traz sobre a consulta aos mortos? “Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR, e por estas abominações o SENHOR teu Deus as lança fora de diante dEle” Deuteronômio 18:10-12.

A Bíblia relata a trágica história do rei Saul, que foi consultar uma médium em En-Dor, na esperança de conversar com o falecido profeta Samuel “E Saul se disfarçou e vestiu outros vestidos, e foi ele, e com ele dois homens, e de noite vieram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir aquém eu te disser” I Samuel 28:8. Satanás aproveitou-se da situação para enganar o rei, que sofreu terríveis conseqüências (1 Samuel 31).

Qual é o plano divino para resolver a problema da morte? “Para os salvos que já morreram, a ressurreição é a solução definitiva para o problema da morte. Ela ocorrerá na volta de Jesus – primeira ressurreição “Porque o mesmo SENHOR descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaram primeiro” I Tessalonicenses 4:16. Para os mortos ímpios, a ressurreição ocorrerá após o milênio – segunda ressurreição “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdote de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os devorou” Apocalipse 20:5-9, e trará juízo e condenação.

Não sei qual foi a sua reação ao ler os textos Bíblicos acima. Talvez esteja com saudades de alguns familiares que já faleceram e tenha esperança de um dia reencontrar-se com eles. Queremos dizer algo do fundo do nosso coração a você: apenas Jesus é a solução para a morte. Ele disse: “Eu Sou a ressurreição e a vida” João 11:25. Apenas Ele tem “as chaves da morte e do inferno” Apocalipse 1:18. Consegue ouvir Jesus falando isso a você? Ele garantiu que um dia não teremos mais pranto, nem dor, nem morte “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” Apocalipse 21:4. Precisamos confiar que um dia Ele trará nossos queridos novamente à vida. Agora eu pergunto: Como está a sua vida? Se você morresse hoje, estaria em paz com Deus? Pense nisso e entregue mais uma vez o coração a Jesus.

Fonte: Guia de Estudo Bíblia Fácil - http://biblia.com.br/blog/destaques/bibliafacil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário