segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Batismo.



Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo e atestamos nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar em novidade de vida, sendo aceitos como membros por Sua Igreja. É por imersão na água e segue-se à instrução nas Escrituras Sagradas e à aceitação de seus ensinos.

Uma garota conhece um rapaz e depois de algum tempo, começam a namorar. O convívio aprofunda o conhecimento. Descobrem o que agrada um ao outro, e o que não. A afinidade aumenta. Estudam juntos. Passeiam juntos. Brincam juntos. A vida agora, percebem, é bem melhor. Concluem que se amam ao ponto de não quererem se separar mais. Eles reúnem amigos, familiares e se casam.

Com Jesus acontece o mesmo. Você é apresentado a Ele e começa a conhecê-Lo. Com o passar do tempo, você aprende mais e mais de Seus ensinos e sua vida começa a mudar. Tudo é melhor agora. Você não quer voltar atrás. Deseja passar a vida inteira ao Seu lado. O que você faz? Reúne os amigos, familiares e é batizado. O batismo, portanto, é o casamento com Cristo. É um importante passo no caminho da salvação.

O que significa batismo na Bíblia? “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” Romanos 6:3-4.

A palavra batismo vem do termo grego baptizo que significa mergulhar e imergir. Paulo comparou o batismo à morte, sepultamento e ressurreição de Cristo “Sepultados com Ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos” Colossenses 2:12. Quem toma a decisão pelo batismo morre para o pecado, enterra a velha vida e ressurge para uma nova. Foi isso que Jesus explicou a Nicodemos “E havia entre os fariseus um home, chamado Nicodemos, príncipe dos Judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer este sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” João 3:1-5.

Quantos tipos de batismos existem? “Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo” Efésios 4:5.

O apóstolo Paulo não deixa dúvidas de que só existe um tipo de batismo, assim como uma só fé e um só SENHOR. O verdadeiro batismo bíblico é por imersão (mergulhar, imergir na água), não por aspersão (aspergir água na cabeça) nem por infusão (derramar água na cabeça).

De que forma Jesus foi batizado? “E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre Ele” Marcos 1:9-10.

Jesus entrou no rio Jordão e foi batizado por imersão por João Batista. Não foi batizado pata ter Seus pecados perdoados ou nascer de novo, pois Ele jamais pecou “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” Hebreus 4:15. Foi batizado para dar início ao Seu ministério terrestre e deixar-nos exemplo.

Quais são as condições para que alguém seja salvo? “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” Marcos 16:16.

É necessário crer em Jesus como Salvador pessoal, abandonar a vida de pecado e ser batizado. Por isso, não é correto batizar crianças recém-nascidas, pois elas não têm condições de tomar tais decisões.

Quando devemos tomar a decisão de sermos batizados? “E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do SENHOR” Atos 22:16.

Há um senso de urgência quando se trata da salvação de uma pessoa. Deus fala constantemente ao nosso coração apelando para uma decisão. O memento é agora! “Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” II Coríntios 6:2, “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provação” Hebreus 3:15. A Bíblia conta a história do eunuco que foi batizado após estudar a Bíblia e aceitar Jesus como Salvador. Se uma pessoa aceita as verdades bíblicas e aceita a Jesus como Salvador, então pode ser batizada.

E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação, foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do SENHOR arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho” Atos 8:26-38.

O que acontece quando uma pessoa é batizada?De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” Romanos 6:4.

Quando mergulhamos nas águas, sepultamos nossa velha vida de pecado. Ao emergir das águas, damos início a uma nova vida. Desse modo, se cumpre a profecia bíblica: “E assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” II Coríntios 5:17.

Você chegou até aqui. Fez muitas descobertas. É possível que sua vida tenha mudado em muitos aspectos. Deus tem falado a você e agora é o momento da sua resposta. Tudo o que a Bíblia ensina e tudo o que Cristo fez só terá sentido na sua vida se você tomar uma decisão ao lado de Jesus. Aceite hoje o convite do Céu, receba o batismo e prepare-se para viver eternamente ao lado de Jesus.


Fonte: Guia de Estudo Bíblia Fácil - http://biblia.com.br/blog/destaques/bibliafacil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário