sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Grande Conflito.



Toda a humanidade está agora envolvida num grande conflito entre Cristo e Satanás, quanto ao caráter de Deus, Sua Lei e Sua soberania sobre o Universo. Esse conflito originou-se no Céu, quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, por exaltação própria, tornou-se Satanás, o adversário de Deus, e conduziu à rebelião uma parte dos anjos. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo. Observado por toda a Criação, este mundo tornou-se o palco do conflito universal, dentro do qual será finalmente vindicado o Deus de amor.

O pecado no Céu

Quem foi o primeiro ser que pecou? “Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti” Ezequiel 28:14-17.

O grande conflito entre o bem e o mal surgiu no coração de Lúcifer – um anjo que era perfeito e que almejou ser igual ao altíssimo “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao altíssimo” Isaías 14:12-14.

Onde surgiu o mal? “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra; e os seus anjos foram lançados com ele” Apocalipse 12:7-9.

O pecado surgiu no céu, devido à escolha de um ser criado que escolheu rebelar-se contra o governo de Deus. Como resultado dessa rebelião, Lúcifer e seus anjos foram expulsos do Céu e lançados para o nosso planeta recém-criado.

O pecado na terra

Que prova de obediência Deus pediu a Adão e Eva? “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” Gênesis 2:15-17.

Em que circunstância ocorreu o primeiro pecado na terra? “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abriram os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e ele comeu com ela” Gênesis 3:4-6.

O homem foi criado perfeito, dotado por Deus com a capacidade de fazer livremente as suas escolhas “Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste” Salmo 8:5. Ao ser tentado por Lúcifer e cair em tentação, cometeu o pecado da desobediência. Acreditou no tentador e desconfiou da palavra de Deus. Como resultado, sofreu terríveis conseqüências, dentre elas a separação de Deus “Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” Isaías 59:2. A partir de então, o pecado trouxe consigo todas as tragédias que hoje vivenciamos.

O pecado no coração

Quando nos tornamos pecadores? “Eis que iniqüidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe” Salmo 51:5.

Nascemos neste mundo na condição de pecadores. Desde pequenos, não precisamos nos esforçar muito para cometer pecados, sejam por pensamentos, palavras ou ações. Essa é a triste condição da raça humana!

Qual é a conseqüência final do pecado? “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso SENHOR” Romanos 6:23.

A morte eterna é o salário do pecado. Isso mostra a gravidade de nos separarmos de Deus, que é a fonte da vida. O pecado é algo muito sério e tremendamente ofensivo a Deus. Por isso, deve ser imediatamente abandonado.

Como devemos vencer o pecado? “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” Romanos 8:37.

O segredo da vitória reside na presença de Jesus no coração. Quando em tentação, clame por sua ajuda “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” I Coríntios 10:13. E pelo poder do Seu Espírito. A vitória será certa.

Jesus resolveu o problema do pecado no Céu ao expulsar os anjos rebeldes. No Jardim do Éden, Ele apresentou a solução para o pecado através da promessa da vinda de Jesus. Mas agora o cenário é outro. Não é o céu, e muito menos o Jardim do Éden. É o seu e o meu coração. Você consegue enxergar a batalha na qual está inserido? Consegue perceber a necessidade de um Salvador? Jesus quer vencer por você. Na verdade, Ele já venceu na cruz do calvário. Agora, a escolha está em suas mãos. É você quem deve decidir entre o bem e o mal. Quer uma dica? Escolha o bem. Escolha Jesus.


Fonte: Guia de Estudo Bíblia Fácil - http://biblia.com.br/blog/destaques/bibliafacil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário