sábado, 25 de maio de 2013

O Dom de Profecia.


Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja.

Você já leu seu horóscopo hoje? Você acredita em previsão do futuro? Quanto você pagaria para saber – precisamente – o que vai acontecer em sua vida no próximo ano? A descoberta do futuro sempre interessou a humanidade. Por isso, até hoje, muita gente ganha a vida à custa de quem deseja saber o que está encoberto pelo tempo. O que muita gente não sabe é que Deus transmitiu mensagens especiais, muitas delas sobre o nosso futuro, às pessoas escolhidas a dedo, os profetas. O que muita gente também não sabe é que Satanás espalhou entre nós falsos profetas. Seu objetivo é enganar e fazer você duvidar da mensagem dos verdadeiros profetas de Deus. Mas como eu posso saber se um profeta é verdadeiro ou não? Acompanhe o estudo a seguir e descubra.

Qual a função de um profeta? “Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que Eu lhe ordenar” Deuteronômio 18:18.

A palavra “profeta” na Bíblia significa “mensageiro” ou “porta-voz”. Deus escolhia pessoas para serem seus mensageiros “Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta. Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra” Êxodo 7:1-2. E eles deveriam transmitir fielmente Sua mensagem. Estas, às vezes, eram de encorajamento, advertência, reprovação ou até mesmo a descrição de eventos futuros.

Que advertência nos fez Jesus em Seu sermão profético? “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” Mateus 24:24.

No tempo do fim, satanás levantaria falsos profetas com falsos milagres e prodígios para afastar as pessoas da verdade. Eles expulsariam demônios, fariam curas, milagres e até se diriam “porta-vozes de Deus” “Muitos me dirão naquele dia: SENHOR, SENHOR, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais iniqüidade” Mateus 7:23-24.

Quais são as características de um profeta verdadeiro?

1 – “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” I João 4:1-2.

2 – “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: SENHOR, SENHOR! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de mEu Pai, que está nos céus. Muitos Me dirão naquele Dia: SENHOR, SENHOR, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” Mateus 7:15-23.

3 – “E se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o SENHOR não falou? Quando tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta, não tenhas temor dele” Deuteronômio 18:21-22.

4 – “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; - não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva” Isaías 8:19-20.

5 – “E só eu, Daniel, vi aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se. Fiquei pois eu só, e vi esta grande visão, e não ficou força em mim, e transmudou-se em minha formosura em desmaio, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo a voz das suas palavras, eu cai com o meu rosto em terra, profundamente adormecido. E eis que uma mão me tocou, e fez que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos” Daniel 10:7-10.

O dom profético é exclusivo para os homens? “E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo” Juízes 4:4.

Deus escolheu várias mulheres para transmitir mensagens ao povo. Isso aconteceu com Débora, Miriã “Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças” Êxodo 15:20, Ana “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade” Lucas 2:36, as filhas de Felipe “E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas donzelas que profetizavam” Atos 21:8-9, entre outras.

Haveria a manifestação do dom profético na Igreja de Deus dos últimos dias? “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo” Apocalipse 12:17; “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o Espírito de profecia” Apocalipse 19:10.

A bíblia diz que a igreja remanescente de Deus guarda os mandamentos de Deus e possui o testemunho de Jesus. Em apocalipse 19:10, o apóstolo João menciona que o “testemunho de Jesus” é o “Espírito de profecia”, ou seja, haveria uma manifestação do dom de profecia nos últimos dias. A Igreja Adventista do Sétimo Dia crê que uma jovem chamada Ellen G. White recebeu esse dom e que sua vida e ensinos passam pelos testes de um verdadeiro profeta (veja detalhes no “saiba mais”).

Que benefícios recebemos se aceitarmos os verdadeiros profetas? “...Creia no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; creia nos seus profetas, e você prosperará” II Crônicas 20:20.

Deus usa a Sua Palavra e a mensagem profética para orientar os Seus filhos. Em meio a tantas “verdades” nos dias atuais, somos convidados a crer nos profetas de Deus para termos segurança de nossa salvação. Paulo nos convida a não desprezarmos as profecias “Não desprezeis as profecias” I Tessalonicenses 5:20.

Você entendeu a importância dos profetas? Compreendeu que Deus está ansioso para transmitir uma mensagem especial ainda hoje? A Igreja Adventista do sétimo Dia entende que Deus concedeu o dom profético a Ellen G. White. Nosso convite é que você busque conhecer mais de sua história e dos seus escritos para descobrir por si mesmo a autenticidade de seu ministério.

Saiba mais

Quem foi Ellen G. White?

“Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como vossa regra de fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica” (Primeiros Escritos, p. 78).

Ellen G. White nasceu em 26 de novembro de 1827, em Gorham, Maine e morreu em 16 de julho de 1915, na Califórnia, Estados Unidos. Desde de dezembro de 1844, quando recebeu sua primeira visão, dedicou-se a escrever e a pregar, desenvolvendo seu ministério durante 70 anos. Nesse período, educou ainda os filhos, ajudou o esposo, aconselhou os líderes da recém-fundada Igreja Adventista do Sétimo Dia e atuou como missionária na Europa e na Austrália.

Ela recebeu cerca de 2.000 sonhos e visões e sua produção literária ultrapassou 100 mil páginas manuscritas. Entre os livros escritos por Ellen G. White, destacam-se O Grande Conflito, O desejado de Todas as Nações, Caminho a Cristo. Escreveu também sobre saúde, educação, psicologia, entre outros. Sua ênfase era exaltar a Cristo e Seu grande sacrifício.



Fonte: Guia de Estudo Bíblia Fácil - http://biblia.com.br/blog/destaques/bibliafacil/


Nenhum comentário:

Postar um comentário