domingo, 28 de abril de 2013

Deus Pai.



O que vem à sua mente quando você ouve a palavra Deus? Um Pai irado? Um Deus impessoal? “Tudo é Deus”? Ou... Um Pai de amor que cuida de seus filhos? Deus quer que você ajuste o foco a respeito dEle. Precisamos saber quem Ele é para que possamos adorá-lo devidamente. A boa notícia é que Ele Se mostrou através da Bíblia. Embora não O compreendamos plenamente, podemos conhecê-Lo e nos relacionar com Ele. Você quer isso? Então acompanhe!

Deus o Eterno Pai, é o Criador, o Originador, o Mantenedor e o Soberano de toda a criação. Ele é justo e clemente, tardio em irar-se, e grande em constante amor e fidelidade.

Quantos Deuses existem? “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR” Deuteronômio 6:4. A palavra “um” no texto hebraico é “echad”, que significa uma “unidade composta”. Entendemos melhor essa passagem no contexto de Gênesis 2:24, que menciona que um homem e uma mulher tornam-se “uma” só carne mediante o casamento, ou seja, são duas pessoas que se unem e possuem o mesmo sentimento e propósito.

Quem são as Pessoas da Trindade? “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” Mateus 28:19. Há um só Deus: Deus Pai (Êxodo 34:6-7; João 3:16), Deus Filho (Isaías 9:6; Miquéias 5:2; João 20:28), e Deus Espírito Santo (Gênesis 1:2; Atos 5:3-4), uma unidade de três Pessoas que vivem juntas desde a eternidade.

Como a Bíblia ensina a origem do universo, da terra e da humanidade? “No princípio, criou Deus os céus e a terra” Gênesis 1:1. A Bíblia diz que Deus é o criador de todas as coisas. Ao som de sua voz tudo passou a existir “Porque falou, e tudo se fez; mandou e logo tudo apareceu” Salmo 33:9. E com perfeita harmonia o universo foi criado “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?” Salmo 8:3-4. Depois de uma semana intensa de atos criativos (Gênesis 1), Deus firmou o homem e a mulher à sua imagem e lhes deu o domínio sobre toda a criação “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” Gênesis 1:26-27.

De que maneiras Deus se revela? “Porque suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” Romanos 1:20. “Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam” João 5:39. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” Hebreus 1:1-2.

Deus não está distante de nós, mas é um Deus presente “Porque assim diz o alto e o sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e Santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos” Isaías 57:15. Ele se revelou através da natureza “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” Salmo 19:1, da Bíblia “Seca-se a erva  e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” Isaías 40:8 e do Seu Filho Jesus, que é a mais perfeita revelação do Pai “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não Me tendes conhecido, Filipe? Quem Me vê a Mim vê o Pai e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 14:9.

Deus se importa comigo? “Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia, Me não esquecerei de ti. Eis que nas palmas das Minhas mãos te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante Mim” Isaías 49:15-16.

Como Deus me considera? “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu nome” João 1:12.

Deus nos considera como filhos e quer que sejamos felizes. Ele é um Pai de amor que Se preocupa até com os mínimos detalhes de nossa vida “E até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos” Lucas 12:7.

Como devemos considerar a Deus? “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos 5:29. “Mais buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33.

Deus é amor. Você consegue compreender isso? Talvez a sua impressão sobre Deus não seja clara, devido aos referenciais humanos que você possui. Mas a Bíblia nos fala de um Deus que deseja estar perto, cuidar e suprir as necessidades dos Seus Filhos. Se você permitir, receberá o abraço do Pai, verá o sorriso na face do Filho e ouvirá a doce voz do Espírito Santo dizendo: “Você é muito amado”. Qual será a sua atitude?


Fonte: Guia de Estudo Bíblia Fácil - http://biblia.com.br/blog/destaques/bibliafacil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário